A Festa

Fête de la Musique

O projecto Faz Música Lisboa está inserido na festividade internacional Fête de la Musique e consiste na organização de uma festa dedicada à música ao vivo, realizada num dia, no seio da cidade de Lisboa e de livre acesso para os participantes.

Os valores da Festa baseiam-se no envolvimento da sociedade civil à volta dos músicos amadores e profissionais da sua cidade, criando valor cultural e promovendo os espaços citadinos.

Seguindo a tradição da Fête de la Musique, celebrada internacionalmente no mês de Junho e presente em 116 países e 450 cidades, participam na Faz Música Lisboa! estilos musicais tão diversos como Rock, Bossa Nova, Fado, Folk e Música Clássica.

A organização do evento está a cargo da Associação Faz Música Lisboa, fundada em 2010 por João Cruz, Nuno Almeida e Diogo Santos e que actualmente conta com um total de 13 colaboradores.

A primeira edição da Faz Música Lisboa! ocorreu no dia 18 de Junho de 2011 com concertos a ocorrer em simultâneo em 6 palcos, no Jardim da Estrela (Música América Latina), Jardim das Amoreiras (Jazz/Blues), Museu Arpad Szenes – Vieira da Silva (Música Clássica), Alto de S. Francisco (Fado), Jardim do Príncipe Real (Rock) e Miradouro de S. Pedro de Alcântara (Rock). Participaram mais de 30 grupos musicais e entidades dedicadas ao ensino e divulgação da música, como os serviços culturais da Embaixada de França, o Hot Clube de Portugal, a Academia de Amadores de Música, a Fábrica Braço de Prata, a Casa do Brasil e o Catacumbas Jazz Bar.

O trabalho prosseguiu nos anos seguintes, tendo a inserção nas Festas de Lisboa e o apoio do BNP Paribas contribuído para a sustentabilidade do evento de forma a atingir o objectivo, de criar um marco cultural diferenciado na cidade de Lisboa.

Na 6ª edição nos dias 17, 18 e 19 de Junho contamos com o seguinte programa:

6º feira 17 Junho:
17-23h Príncipe Real – Reggae: Hallelu'JAH; Chaparro & Rasnatura Band; Off The Lip; Kwantta; JahVai; URBANVIBSZ

Sábado 18 Junho (interrupção às 20h para transmissão do jogo de Portugal no Euro-16):
16-23h Largo Camões - Rock: Panteras Negras; Nooj; Punk Some Noise; Papaléguas
16-23h Avenida: Rock - The Electric Howl; Then They Flew; Sebenta; Lucky Lupe
16-23h Jardim da Torre de Belém - Rock: Ambar; Mero Acaso; Espaço em branco; The Cheers Leaders; Old Yellow Jack

Domingo 19 Junho:
18-20h Estufa Fria - Fado: Guitarras: Bernardo Romão e Pedro Saltão; Fadistas: Matilde Cid, Teresa Landeiro e outros a confirmar
16-21h Jardim das Amoreiras - Blues: Yara Cambinda; Grupo Gerajazz; Dog's Bollocks; A Lady e Os Lobos Maus; Norton’s Project
16-23h Príncipe Real - Músicas do Mundo: KM Mostafa Anwar; José Braima Galissá; FFFFF; Buba Djabaté; Sabor tropical; Mistura Pura Duo - Funky Menestrellos
15-21h Jardim do Torel - Lusofonia: Banda Olim; Marília Schanuel; Pedro Limpo; Maria João Fura; Daniela Mendes; Balaco Black

Video overlay