Curiosidades e Faqs

FAQs

    O Que é a Faz Música Lisboa?

    É uma festa anual dedicada à música ao vivo, realizada num dia, no seio da cidade de Lisboa e de livre acesso para os participantes. Os valores da Festa baseiam-se no envolvimento da sociedade civil à volta dos músicos amadores e profissionais da sua cidade, criando valor cultural e promovendo os espaços citadinos. A Faz Música Lisboa está integrada na Fête de la Musique, que ocorre pelo mundo inteiro em centenas de países e cidades,sendo que terá a sua quarta edição na cidade de Lisboa em 2014.

    Quem fundou a Fetê de la Musique?

    O Ministro da Cultura francês Jack Lang implementou a 1ª edição da Fête de la Musique em Paris, no ano de 1982.

    Quando é a próxima Faz Música Lisboa e qual o seu horário?

    A Faz Música Lisboa realiza-se anualmente no Sábado mais próximo do dia 21 de Junho, desde o início da tarde até às 24h, sendo que os horários variam com os espaços.

    Quem coordena a Faz Música Lisboa?

    A coordenação da Festa está a cargo da Associação Faz Música Lisboa, de iniciativa privada e sem fins lucrativos. É composta por 15 voluntários, responsáveis pela promoção dos concertos em conjunto com os organizadores.

    Onde ocorre a festa?

    Em praças, jardins, ruas e museus no centro de Lisboa, que mudam todos os anos.

    Qual o papel dos organizadores?

    Os organizadores são entidades com diferentes características (bares, escolas de música, editoras, associações culturais etc.) que trabalham em parceria com a Associação Faz Música Lisboa e suportam os concertos no dia da Festa. Garantem a diversidade dos estilos musicais, através do contacto com as bandas e apoiam os músicos em tudo o que necessitarem para a actuação.

    Quantos custam os bilhetes?

    O acesso à festa é totalmente gratuito.

    Quem pode tocar no Faz música Lisboa?

    A Faz Música Lisboa está aberta a músicos amadores e profissionais, sob aprovação prévia da coordenação da Festa. As candidaturas devem ser enviadas para o e-mail:info@fazmusicalisboa.com com informação sobre a banda (membros, instrumentos e estilo musical) juntamente com uma gravação ou local na internet onde possamos aceder ao material da banda.

Curiosidades

    1 A Fête de la Musique ocorreu pela primeira vez em França em 1982 no solstício do Verão (21 de Junho).

    2 A Fête de la Musique passa-se em 460 cidades espalhadas pelo mundo inteiro juntando países tão distantes como: Estados Unidos, Austrália, Malásia, França, Equador, Costa Rica e Sri Lanka.

    3 A Fête de la Musique agrega estilos musicais tão díspares como: hip hop, ópera, jazz latino, punk rock, entre outros.

    4 Na edição de 2010 a cidade de Paris pôde assistir à orquestra de Paris por debaixo da pirâmide do Louvre tocando clássicos de West Side Story e An American in Paris.

    5 Em 2011, na cidade de Atenas deu-se uma parada de percussionistas no interior de um centro comercial.

    6 Em 2011 a cidade de Nova Iorque celebrou pela 1ª vez no dia 21 de Dezembro a versão de Inverno da Fête de la Musique, sob o nome de Make Music Winter.

    7 A edição de 2011 da Fête de la Musique em Brisbane na Austrália contou com cerca de 17 horas de música (7:00 am às 0:00 am) . Durante o dia aconteceram concertos em locais pouco usuais como é o caso de uma barbearia que organizou uma festa dentro das suas instalações ou de autocarros que receberam atuações de grupos musicais.

    8 Em 2011, a Fête de la Musique ocorreu pela 1ª vez na cidade de Lisboa sob o nome de Faz Música Lisboa. Durante o dia actuaram cerca de 32 bandas de variados estilos (Rock, Clássico, Blues, Fado, entre outros) nos jardins do centro da cidade. A 1ª edição contou com a participação do músico Luiz Gabriel Lopes que veio especialmente do Brasil para participar na Festa e a actuação no Museu Arpad Szenes-Veira da Silva dos alunos da Academia de Amadores de Música.

Video overlay